CMEI Rutilene Mello realiza mostra para apresentar experiências de aprendizado dos alunos em 2025
06/12/2025
(Foto: Reprodução) Famílias acompanham experiências que revelam talentos e fortalecem vínculos com as escola
Em Santarém, oeste do Pará, o CMEI Rutilene Mello promoveu uma mostra especial para apresentar as experiências vivenciadas pelos alunos durante o ano letivo. As crianças exploraram diferentes ambientes de trabalho em atividades lúdicas, e tudo foi exibido no evento.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O pequeno José Lúcio, de 3 anos, se encantou com o espaço de supermercado, um dos mais movimentados da mostra. Para a mãe dele, Alice Melo, momentos como esse evidenciam o progresso dos estudantes. Ela comentou: “Eu acho muito importante porque é uma evolução que a gente vê eles fazendo, né? Durante o percurso eles vêm aqui para a escola e durante esse momento a gente pode ver não só o que eles fazem, mas o que os outros colegas também conseguem fazer, né? E ajuda muito na atividade. O deles foi de elefante, eles fizeram colagem, eles montaram, reciclaram. Eu acho muito importante para o desenvolvimento deles. Cada um mostra a sua habilidade que tem e é muito bonito o desenvolvimento, a inclusão também. Temos crianças com autismo na escola e conseguimos olhar todos como um único olhar. Nossos filhos fazendo ótimos trabalhos, muito bem feitos.”
A mostra teve como tema central o cooperativismo e integra o programa A União Faz a Vida. De acordo com a professora Uzilene Barros, o trabalho começa com perguntas feitas pelas crianças, que vão direcionando as descobertas ao longo das atividades. Ela explicou: “Esse projeto do programa A União Faz a Vida é muito interessante, porque, na verdade, nós começamos ele com uma pergunta exploratória. E, a partir dessa pergunta, a criança vai demonstrando interesse, fazendo questionamentos, e durante todo o projeto, nas atividades, nas marcas da expedição investigativa que nós fazemos, nós vamos respondendo junto com ele, descobrindo a resposta para as perguntas feitas no início do projeto.”
Uma das atrações apresentadas na mostra para as crianças
Reprodução/TV Tapajós
Durante o ano, os alunos vivenciaram o funcionamento de diferentes profissões e ambientes de trabalho. A experiência despertou curiosidade e autonomia. A estudante Melissa Cardoso Viana, de 6 anos, resumiu o que mais gostou: “Eu aprendi a trabalhar no banco. Ela ensinou a nós a estudar e aprender os números e as letras, para nós ficarmos bem inteligentes quando formos para o primeiro ano.” Já Nicole Picança, de 8 anos, contou: “Muitas coisas que a professora ensinou. Desenhar, ensinar a fazer atividade, mostrar no quadro.” Sobre participar, afirmou: “Sim, as atividades são muito legais porque nós fazemos tudo porque nós gostamos de fazer, porque é muito fácil.”
Para as famílias, a mostra reforça o impacto positivo do lúdico no aprendizado. A auxiliar administrativa Elmara Cardoso destacou: “Eu vejo pelo desenvolvimento dela e da outra de 4 anos também, né? Elas aprendem, elas levam para casa, elas contam tudo o que elas fazem, né? Então é bem gratificante a participação do lúdico. Eu já trabalhei com os professores de pedagogia, educação infantil, então eu vejo que o lúdico traz um grande aprendizado para eles.”
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região