É melhor consórcio ou financiamento na hora da compra da máquina agrícola?
07/09/2025
(Foto: Reprodução) É melhor consórcio ou financiamento na hora da compra da máquina agrícola?
Reprodução/TV TEM
A rotina no campo tem mudado com o avanço da mecanização agrícola. Em Mirandópolis (SP), um trator novinho — com apenas seis meses de uso — já transformou a rotina de uma propriedade rural. O equipamento atua na aplicação de defensivos em plantações de manga, goiaba e limão, e foi adquirido por meio de consórcio.
A fazenda tem 135 hectares e pertence a uma associação de produtores da região. Segundo o produtor Ranil Daigo Yuba, a decisão pela compra planejada foi estratégica diante do aumento no valor de mercado das máquinas após a pandemia.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
“A gente não precisava do trator imediatamente. Estudamos o consórcio e vimos que era a melhor alternativa. Como o preço dos tratores quase triplicou, optamos por nos programar”, contou Ranil.
Planejamento e tecnologia no campo
O trator adquirido veio com tecnologia embarcada que permite acompanhar, em tempo real, o desempenho da máquina — como horas trabalhadas, tempo de ociosidade e produtividade do operador.
“Você acessa uma plataforma gratuita e consegue ver tudo. Isso impacta diretamente na operação e ajuda a melhorar a produtividade”, destacou o produtor.
Já em Piacatu (SP), o produtor José Renato Petean escolheu o financiamento como forma de compra. Ele se encaixa nas regras do Pronaf, programa destinado a pequenos produtores, com prazos mais longos e juros mais acessíveis.
“A gente conseguiu um juro mais baixo e um prazo bom. Então, compensou fazer o financiamento. E com isso, a máquina chegou bem mais rápido”, explicou José.
Na propriedade, o trator é usado principalmente na pecuária. O rebanho conta com 120 cabeças de gado nelore, e o novo maquinário ajuda no preparo da alimentação dos animais. A máquina substitui um trator antigo, com mais de 50 anos de uso, que já não atendia às necessidades da fazenda.
“Era um equipamento que já dava muito custo com manutenção. Essa máquina nova é mais rápida, tem mais opções de marcha e ajuda a economizar tempo, mão de obra e dinheiro”, afirmou.
De acordo com a consultora de negócios Priscila Rigon, a escolha entre consórcio e financiamento depende, principalmente, da urgência do produtor em ter o equipamento.
“Se o cliente precisa da máquina para já, ele é direcionado para o financiamento. Se há um planejamento de médio ou longo prazo, o consórcio pode ser mais vantajoso”, explicou.
A diferença principal está nos custos: no financiamento, incidem juros, geralmente mais altos. Já no consórcio, há apenas a taxa de administração, que costuma ser fixa ao longo do contrato.
“O ideal é levantar o perfil do cliente e entender a urgência para decidir a melhor forma de aquisição”, completou a consultora.
Veja a reportagem exibida no programa em 07/08/2025:
É melhor consórcio ou financiamento na hora da compra da máquina agrícola?
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo