IPVA 2026: veja o calendário de pagamento para contribuintes do Amazonas
24/12/2025
(Foto: Reprodução) Calendário de pagamento do IPVA 2026 é divulgado
Natinho Rodrigues/SVM
O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para contribuintes do Amazonas em 2026 foi divulgada nesta quarta-feira (24). A tabela, divulgada pela Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz-AM), indica os prazos conforme o final da placa do veículo e como obter descontos na hora de pagar.
Para o novo ano, o valor da alíquota do IPVA foi reduzida em 50% no Amazonas. Com isso:
Veículos acima de 1.000 cilindradas (SUVs e picapes): alíquota cai de 4% para 2%.
Veículos até 1.000 cilindradas (carros populares 1.0 e motos): alíquota cai de 3% para 1,5%.
Veículos elétricos e híbridos: alíquota reduzida de 3% para 1,5%.
Caminhões, tratores, ônibus e transporte escolar/coletivo: alíquota cai de 2% para 1% (para transporte escolar, apenas veículos registrados no Detran-AM).
🔎 Consulte o valor do IPVA aqui.
Segundo a Sefaz, o imposto pode ser parcelado em até três vezes, caso o pagamento do tributo seja antecipado nos dois meses anteriores ao prazo final de quitação do valor:
desconto de 10% na primeira parcela,
desconto de 5% na segunda parcela e
pagamento integral na terceira parcela da divisão.
O prazo final para pagamento de IPVA dos proprietários de veículos com placa de final 1, por exemplo, é apenas no dia 31 de março de 2026. As regras seguem a mesma lógica para as demais placas.
Veja o calendário abaixo:
Prazos para pagamento do IPVA 2026 no Amazonas
Outras formas de desconto
O parcelamento por antecipação não é a única forma de obter desconto no pagamento do IPVA. Com base na Lei do Bom Condutor, é possível obter descontos de 10% a 20% no IPVA de contribuintes sem multas vinculadas à sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nem no veículo pleiteado num período de até três anos anteriores ao do pedido.
Caso o cidadão de fato não possua multas em seu nome, basta solicitar o desconto legal no site da Sefaz a partir do dia oito de janeiro, por meio do site da Sefaz.
O Governo também disse que ampliou a isenção do IPVA e agora passam a ser isentos do pagamento veículos cujo IPVA cobrado seja de até R$ 420. O projeto de Lei 588/2024, que estabelece o valor do chamado IPVA Social, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).