Kia Sportage recebe cinco estrelas em teste de segurança do Latin NCAP
18/12/2025
(Foto: Reprodução) Kia Sportage em crash test
divulgação/Latin NCAP
O Kia Sportage recebeu cinco estrelas no teste de segurança do Latin NCAP, informou o instituto nesta quinta-feira (18). As notas variam de zero a cinco estrelas e este é um avanço notável para o SUV, que em 2021 reprovou na mesma avaliação.
Segundo o Latin NCAP, o Sportage avaliado neste teste é produzido em partes separadas do mundo, entre Eslováquia, Coreia do Sul e Estados Unidos.
O modelo vendido no Brasil é fabricado na Eslováquia e, para o instituto, o SUV médio apresentou os seguintes níveis de proteção:
90% de proteção para adultos;
92% para crianças;
71% para pedestres;
98% de proteção com sistemas de assistência à segurança.
O Sportage evoluiu consideravelmente em segurança desde 2021, quando foi reprovado no teste do Latin NCAP com zero estrela. Naquele ano, o SUV contava com apenas dois airbags e, quatro anos depois, passou a oferecer seis de série, além de incluir itens importantes como:
Controle eletrônico de estabilidade;
Aviso de uso dos cintos de segurança traseiros;
Ancoragens do tipo i-Size;
Possibilidade de desativar o airbag do passageiro para a instalação de cadeirinha;
Sistema de freio automático de emergência;
Piloto automático adaptativo que avalia e respeita a distância do carro a frente;
Sistema de permanência em faixa;
Sensor para detectar veículo em um ponto cego.
“Parabéns à Kia por alcançar seu quarto modelo cinco estrelas em menos de dois anos. Esta é uma mudança notável na política da empresa, liderando a região com o mais alto padrão de segurança para os consumidores", comentou Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.
Nos testes, foram destacadas as boas proteções para cabeça e parte inferior das pernas de motorista e passageiro em impactos frontais e laterais. Já os pontos considerados mais frágeis foram as proteções para as coxas do motorista em impactos frontais, além do tórax em impactos laterais.
Teste de segurança com o Kia Sportage
divulgação/Latin NCAP
No teste com um boneco que representa uma criança de três anos, instalado de costas, em uma cadeirinha com Isofix e pé de apoio, o Latin NCAP observou que o veículo conseguiu evitar a exposição da cabeça em um impacto frontal.
No caso do boneco que representa uma criança de um ano e meio, o resultado foi o mesmo. Já no impacto lateral, a proteção para ambos foi máxima.
*Essa reportagem está em atualização.