Polícia de SP vai emitir mais de mil notificações para celulares com queixa de roubo
05/11/2025
(Foto: Reprodução) SP vai emitir mais de mil notificações para celulares com queixa de roubo
Divulgação/SSP
A Polícia Civil de São Paulo começou nesta semana uma nova etapa na recuperação de celulares roubados em todo o estado. Cerca de 1 mil notificações foram enviadas para pessoas que estão em posse de aparelhos com restrição criminal, informou a Agência SP, do governo estadual.
A ação integra o sistema SP Mobile, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública para recuperar aparelhos roubados ou furtados.
“O sistema está avançando e sendo constantemente aprimorado para que a Polícia Civil possa, cada vez mais, desarticular organizações criminosas voltadas à receptação de celulares”, disse o coordenador do SP Mobile, delegado Rodolfo Latif Sebba, em nota divulgada.
“O objetivo é entender como o esquema criminoso funciona e o avanço do comércio irregular de celulares, além de contribuir com a queda dos índices criminais de roubos e furtos dos aparelhos", ressaltou.
Ainda segundo a Agência SP, os celulares notificados nesta semana foram identificados após o cruzamento de informações de boletins de ocorrência com os dados fornecidos pelas operadoras de telefonia. A intenção é reaver os aparelhos roubados ou furtados que foram reativados por terceiros.
As pessoas notificadas terão três dias para comparecer à delegacia e comprovar a legalidade do aparelho ou fazer a devolução voluntariamente. Caso não atendam à intimação, poderão responder por crime de receptação, dependendo da situação.
Polícia de SP tem dificuldade em identificar donos de celulares roubados e recuperados
Sistema recuperou mais de 11 mil celulares em 5 meses
O SP Mobile é o primeiro sistema estadual a integrar, de forma estruturada, ações de prevenção e repressão ao furto e roubo de celulares, fortalecendo o enfrentamento ao crime organizado e ampliando a segurança da população.
Desde a expansão do projeto para todo o estado, mais de 11 mil aparelhos foram recuperados por meio de comparecimentos, buscas e ações das Polícias Civil e Militar contra estabelecimentos e pontos de receptação, venda e comercialização de celulares produtos de crime.
LEIA TAMBÉM:
Saiba como a polícia de SP devolve aos donos celulares recuperados
Além das notificações, os agentes também realizam buscas a partir de mandados judiciais e fiscalizações em estabelecimentos comerciais para identificar receptadores e desarticular redes criminosas de revenda de aparelhos.
Comparecimento voluntário
Desde o início do projeto, em junho deste ano, o sistema vem emitindo mensalmente novas notificações de comparecimento para os responsáveis por linhas telefônicas ativadas em celulares com irregularidades.
No mês passado, porém, a Polícia Civil registrou o comparecimento espontâneo de pessoas que não haviam sido notificadas. Para o delegado responsável pelo programa, esse comportamento evidencia a preocupação dos moradores.
“As pessoas estão mais atentas à procedência dos celulares que adquirem, preocupadas com a idoneidade do aparelho e confiando mais no trabalho das forças de segurança. Mesmo sem serem notificadas, procuraram a polícia por desconfiarem da origem do aparelho, o que contribui muito com as investigações”, ressaltou.
Ladrões matam adolescente de 15 anos durante roubo a celular, em São Paulo