Proteção Animal fecha 2025 com quase mil castrações de cães e gatos, em Jacareí
16/01/2026
(Foto: Reprodução) Mais de 950 cães e gatos foram castrados ao longo de 2025, em Jacareí. Os dados se referem aos atendimentos realizados pela Diretoria de Proteção Animal, da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano.
O procedimento é tido como fundamental para prevenir doenças e procriação descontrolada, evitando o número de animais abandonados nas ruas. Os procedimentos foram realizados por profissionais especializados, contratados pelo município, em ambiente preparado para a prática.
“A castração é fundamental para prevenirmos infecções, alguns tipos de câncer e promovermos uma maior longevidade para os nossos animais. Oferecermos essa oportunidade aos tutores é, também, uma maneira de combatermos o abandono em nosso município”, explicou a diretora de Proteção Animal, Joelma Prilips.
No segundo semestre, em medida para ampliar o suporte aos tutores, os animais atendidos receberam ainda medicação completa para o pós-operatório, além de colar elizabetano e/ou roupa cirúrgica.
“Ter essa oportunidade de fazer a castração de graça fez toda a diferença, porque o custo normalmente é bem alto e ainda tem os gastos extras que acabam aparecendo. Então, poder contar com esse apoio ajudou muito no nosso orçamento”, afirmou a moradora Nathalia Miranda, coordenadora administrativa.
Castração em Jacareí
Pref. Jacareí/Divulgação
Outros procedimentos
Em defesa da qualidade e do bem-estar animal, o município realizou ainda 200 atendimentos a animais silvestres durante o ano passado. O serviço é feito em parceria com outros órgãos responsáveis, como a Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros. Já em relação a denúncias de maus-tratos contra animais, o número de registros assistidos pelo município chegou a 912.
Vacina antirrábica
Pref. Jacareí/Divulgação
Outra medida importante para a promoção da saúde animal consiste na aplicação da vacina antirrábica, que é o principal instrumento para prevenção da raiva. Foram 2.437 cães e 966 gatos vacinados no ano passado. Os agendamentos para a imunização podem ser feitos nas UMSFs (Unidades Municipais de Saúde da Família) ou pelo aplicativo Fast Cidadão.