Semma apreende 500 kg de mapará durante fiscalização ambiental em Oriximiná
19/01/2026
(Foto: Reprodução) Todo o mapará apreendido pela Semma foi destinado à doação
Semma Oriximiná/Divulgação
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Oriximiná, no oeste do Pará, realizou na noite de sexta-feira (16), a apreensão de aproximadamente 500 kg de peixe da espécie mapará (Hypophthalmus edentatus), que estavam armazenados em duas embarcações atracadas em um flutuante, nas proximidades do Terminal Hidroviário, em frente à cidade.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A fiscalização que contou com o apoio da Guarda Municipal, foi desencadeada após denúncia de pescadores, que relataram a prática irregular por parte de pessoas que, de forma recorrente, descumprem a legislação ambiental vigente. A ação integra o trabalho contínuo de monitoramento e proteção dos recursos naturais do município.
O mapará é uma espécie protegida pela Portaria do Defeso, que proíbe a pesca e a comercialização no período de 15 de novembro a 15 de março, fase destinada à reprodução do peixe. O objetivo da medida é garantir a preservação da espécie e a sustentabilidade da atividade pesqueira.
Semma apreende pescado protegido pelo Defeso em Oriximiná
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Rubson Rodrigues, a fiscalização tem o dever legal de agir diante da constatação de irregularidades. “Essa proibição é de conhecimento de quem pratica a pesca. Quando há materialidade e caracterização do crime ambiental, o procedimento é adotado e a responsabilização é certa”, destacou.
Todo o pescado apreendido foi distribuído em alguns bairros da cidade para o atendimento alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região