Sucesso de vendas no Brasil, Black Friday se estende por semanas
Descontos prolongados da Black Friday movimentam comércio e consumidores
O comércio está apostando numa novidade, no Fim de Ano: cada vez mais, os brasileiros têm aproveitado os descontos da Black Friday. E o que já era um sucesso de vendas ganhou agora semanas seguidas de ofertas.
Trezentos e vinte e quatro robôs em movimento dia e noite. Um balé de prateleiras carregadas de produtos. E essa é só uma parte da movimentação de mercadorias no maior centro de distribuição da América Latina. É a Black Friday acelerando as vendas do comércio eletrônico e exigindo a contratação de seres humanos também.
“Foi ano passado. Eu comecei como temporário, consegui a minha efetivação na Black Friday”, conta o separador de produtos Henrique da Silva Rodrigues.
São 20 mil contratados pela empresa em 2025; 75% devem ser efetivados.
“E, lógico, para a Black Friday tem uma junção muito de promoção e cupons, além de parcelamento no cartão de crédito e, lógico, a velocidade da entrega também. Ela é muito importante”, diz o diretor sênior de logística Luiz Vergueiro.
Um levantamento de mercado mostra que, se a entrega é rápida, o frete é grátis e o desconto bom, a disposição em comprar aumenta. E o que não falta é incentivo no comércio eletrônico e nas vitrines das lojas de rua e shoppings. A adesão à temporada de descontos é geral e mexeu com o calendário do comércio. Segundo a federação do setor, que há 16 anos analisa o movimento, a Black Friday já supera outras datas importantes - só perde para o Natal.
“Em 2008, o mês de novembro era o sexto mês de maior faturamento dentro do comércio varejista aqui no Estado de São Paulo. Em 2024, ele já pulou para o segundo lugar. Ele é o segundo mês de maior faturamento, e a gente credita isso à Black Friday, que iniciou lá em 2010”, diz Thiago Carvalho, assessor da Fecomercio SP.
A tradição que veio dos Estados Unidos era de apenas uma sexta-feira com grandes descontos nas lojas. Mas, ano após ano, as promoções foram se espalhando por todo o mês de novembro. O que é bom para o comércio e para o consumidor também.
“Compensa eles irem fazendo durante esse período do mês, colocando oferta semanalmente”, diz a empresária Adriana de Almeida.
“A estratégia que nós adotamos é produtos em oferta todos os dias. A nossa Black é o mês inteiro e aí tem produtos com até 70% de desconto. Hoje, o consumidor espera a Black para adiantar produtos do Natal, presentes do Natal e esse tipo de produto”, afirma Karla Liuti, gerente do Magazine Luiza.
Celulares, eletrônicos e eletrodomésticos são os hits de novembro, além daquele mimo pessoal para quem aprendeu a pesquisar e aproveitar. E se dependesse da corretora de imóveis Cida Santos...
“Tinha que ter mais, né? Tinha que ter assim umas três por ano”.
Descontos prolongados da Black Friday movimentam comércio e consumidores
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Black Friday: madrugada é período mais visado por golpistas, diz Serasa
Procon divulga lista com preços de eletrônicos; veja os valores para não ser enganado na Black FridayFONTE: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/11/17/sucesso-de-vendas-no-brasil-black-friday-se-estende-por-semanas.ghtml