Projeto que vai mapear genoma de 200 mil brasileiros chega a Teresina; conheça o 'Gen-t do Brasil'
09/09/2025
(Foto: Reprodução) Pesquisadora da USP apresenta em Teresina projeto que vai mapear o genoma de brasileiros
A geneticista Lygia Pereira, da Universidade de São Paulo (USP), apresentou nesta terça-feira (9), em Teresina, o projeto "Gen-t do Brasil". A iniciativa quer mapear o genoma de 200 mil brasileiros e formar o maior banco genético da América Latina.
Segundo Lygia, o projeto busca corrigir uma falha histórica: a falta de dados genéticos que representem a diversidade da população brasileira nas pesquisas científicas.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A pesquisadora afirmou que entender a diversidade genética do Brasil pode mudar como são feitos diagnósticos e tratamentos.
“A partir desses dados, vamos poder desenvolver uma medicina de precisão que funcione bem para o povo brasileiro, levando em conta a nossa mistura única de DNA indígena, europeu e africano”, disse Lygia.
Contribuição do Piauí
No Piauí, o projeto tem apoio de um grupo empresarial da área da saúde, que vai cuidar da logística, coleta de amostras e mobilização de voluntários.
O médico Felipe Scipião, gerente do grupo, disse que a participação do Piauí pode trazer avanços em diagnósticos e tratamentos personalizados.
“A participação piauiense abre portas para a vanguarda da medicina de precisão, com diagnósticos mais rápidos, tratamentos personalizados e compreensão aprofundada das características genéticas da nossa população”, destacou.
Estrutura local
No estado, o projeto terá duas frentes principais:
Coleta de amostras: equipes treinadas vão garantir o armazenamento seguro do material biológico;
Mobilização: médicos vão orientar a população e ajudar no agendamento online pelo site do projeto.
Com o mapeamento genético, o Brasil pode avançar em pesquisas sobre doenças crônicas, criar novos medicamentos e desenvolver políticas públicas mais adequadas à realidade da população.
Projeto que vai mapear genoma de 200 mil brasileiros chega a Teresina; conheça o 'Gen-t do Brasil'
Reprodução
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube