Vc viu? Mãe dá chinelada em atendente, polícia procura cocaína naufragada, acusada de envenenar ovo de Páscoa vai a júri popular e outras notícias da semana no g1 MA
07/09/2025
(Foto: Reprodução) Mãe dá chinelada em atendente, polícia procura cocaína naufragada, acusada de envenenar ovo de Páscoa vai a júri popular no MA.
Divulgação/Redes sociais
Confira o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana do dia 31 de agosto a 6 de setembro.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do MA em tempo real e de graça
Domingo (31)
Na madrugada deste domingo (31), a Polícia Militar registrou um caso em que o filho teria matado a própria mãe com golpes de faca em Barra do Corda, a cerca de 435 km de São Luís.
Filho teria matado a mãe, Ana Paula, a facadas em Barra do Corda
Reprodução/Redes sociais
Segundo testemunhas, o caso aconteceu no bairro Trizidela, por volta das 4h30, quando vizinhos afirmaram ter ouvido gritos de socorro e acionaram a polícia. Em uma residência, foi encontrado o corpo da vítima, chamada Ana Paula.
O filho, que não teve o nome informado, foi visto com a faca nas mãos e foi preso em flagrante e levado para a delegacia.
A suspeita é que a morte tenha sido motivada pelo fato do filho ter pedido para usar uma moto, mas a mãe não teria permitido. No entanto, as circunstâncias ainda são investigadas.
Ainda domingo, o g1 noticiou que um motociclista sofreu ferimentos após ser atingido por uma linha chilena, usada em pipas, na tarde de sábado (30), enquanto trafegava pela Avenida dos Africanos, em São Luís. O nome da vítima não foi informado.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), a vítima estava 'ensanguentada e caída na pista' quando recebeu os primeiros socorros da Guarda Municipal. Em seguida, foi levada ao Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, onde recebeu alta no início da noite.
Segunda-feira (1º)
Amanda Waquim é filha de Socorro Waquim, atual vice-prefeita de Timon
Arquivo pessoal
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) suspendeu, na segunda-feira (1º), a decisão liminar que havia determinado a exoneração imediata de Amanda Almeida Waquim, atual Procuradora-Geral de Timon, por nepotismo indireto, já que é filha da atual vice-prefeita do município, Maria do Socorro Waquim.
A exoneração havia sido determinada pelo juiz Edmilson da Costa Fortes Lima, da Vara da Fazenda Pública da cidade, atendendo a pedido do Ministério Público do Maranhão, em ação de improbidade administrativa que cita o prefeito Rafael Brito (PSB), a procuradora e o município de Timon.
Na decisão de primeira instância, proferida na semana passada, a Prefeitura de Timon e o prefeito Rafael de Brito Sousa foram obrigados a exonerar a procuradora em até 48 horas, além de ficarem impedidos de nomeá-la para qualquer cargo em comissão ou função gratificada no município. O descumprimento acarretaria multa diária de até R$ 100 mil.
Ainda na segunda o g1 divulgou que uma criança identificada como Aruna Marinho de Andrade, de 2 anos, morreu afogada na tarde de domingo (31) em uma piscina de uma pousada, na zona rural de Imperatriz.
De acordo com informações preliminares, a criança estava acompanhada de familiares, que ainda tentaram prestar socorro, mas ela não resistiu. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Aruna era moradora do residencial Teotônio Vilela, em Imperatriz.
Terça-feira (2)
A Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) realizou na terça-feira (2) uma operação que resultou na apreensão de 39 tabletes de cocaína, cinco de crack e dois de maconha. A ação aconteceu em uma região conhecida como "Quatro Bocas", localizada no bairro Nova Imperatriz em Imperatriz, cidade a 629 km de São Luís.
Polícia Militar apreende grande quantidades de drogas em operação no MA
As drogas estavam em um dos cômodos da residência que foi alvo da ação. Imagens divulgadas pela Polícia Militar mostram os tabletes de crack e cocaína escondidos dentro de malas (veja as imagens acima). Segundo a polícia, o imóvel teria sido invadido por criminosos para traficar drogas.
Uma pessoa que estava no local conseguiu fugir ao perceber a presença da polícia. Além da droga, os policiais apreenderam uma escopeta calibre 12, 40 munições de diversos calibres, carregador de munições, uma motocicleta, uma prensa e três balanças de precisão.
Na manhã de terça, a Polícia Federal realizou a Operação Curimã II, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), contra um esquema de extração ilegal de ouro na zona rural de Centro Novo do Maranhão, a cerca de 260 km de São Luís.
O alvo principal foi o chamado 'garimpo do Cipoeiro', uma das áreas mais conhecidas da região pelo intenso impacto ambiental (veja, abaixo, imagens aéreas do local feitas pela PF durante a operação). Segundo a Polícia Federal, na área há vastos elementos que indicam os crimes previstos no art. 2° da Lei 8.176/1991 (crime de usurpação de bens da União) e no art. 55 da Lei 9.605/1998 (crime ambiental).
Imagens aéreas da PF mostram local de extração ilegal de ouro no MA
Durante a ação, os agentes encontraram máquinas pesadas, motores e diversos equipamentos utilizados na exploração mineral e em outros crimes ambientais.
Ainda na terça, o g1 divulgou que uma jovem, identificada como Brenda Maria Sousa da Silva, de 22 anos, foi morta dentro de casa, no fim da noite de segunda-feira (1º), na rua Coração de Maria, no bairro Aurora, em São Luís.
De acordo com a Polícia Civil do Maranhão, a jovem foi morta com um tiro à queima-roupa na região do rosto.
Brenda Maria Sousa da Silva, de 22 anos, foi morta dentro de casa, na madrugada dessa terça-feira (2).
Divulgação/Redes sociais
Segundo informações policiais, moradores ouviram disparos de arma de fogo vindos de dentro da residência da vítima, por volta das 23 horas, e acionaram a Polícia Militar. Quando os militares chegaram ao local, encontraram a jovem caída no chão desmaiada. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda foi acionado para prestar socorro, mas já encontraram Brenda sem vida.
O suspeito de praticar o crime foi identificado como Tiago Kauan, que é vizinho da vítima.
Quarta-feira (3)
A professora Dilceana Dias Barbosa foi presa, na quarta-feira (3), em São João dos Patos, cidade a 540 km de São Luís, suspeita de ter envenenado o próprio marido, o sargento da Polícia Militar do Maranhão, Itean Carvalho Barbosa. Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu em 12 de maio deste ano.
A suspeita foi presa dentro da sala de aula de uma escola em que trabalha no município. De acordo com as investigações, na época, o sargento da PM passou mal em sua residência, chegou a ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São dos Patos e, foi transferido para o Hospital Universitário Presidente Dutra, em São Luís.
A vítima não resistiu e morreu no dia 15 de maio. O corpo do sargento foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde passou por exame médico-legal e toxicológicos que confirmaram no organismo da vítima a presença do pesticida Metomil (usado no controle de pragas em plantações de algodão, aveia, batata, couve-flor e outras).
Ainda quarta, o g1 divulgou que uma mulher, identificada como Gilvanda da Silva Soares, de 39 anos, conhecida como “Gilvanda do Bar”, foi morta a tiros na porta da casa dos pais, na noite de terça-feira (2), na cidade de Paulo Ramos. Segundo informações policiais, o crime aconteceu por volta das 21h, no bairro Caixa d’Água.
Mulher é morta a tiros na porta da casa dos pais no interior do Maranhão
Reprodução/Redes sociais
De acordo com testemunhas, a vítima estava na porta de casa dos pais conversando com uma irmã dela, quando foi abordada por um homem que estava a pé e disparou várias vezes contra ela.
Gilvanda ainda foi socorrida e levada ao Hospital Municipal Dr. Carlos Macieira, em Paulo Ramos, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A vítima deixou dois filhos menores de idade.
Uma grande quantidade de drogas foi apreendida em uma área de mata no bairro Iguaíba, em Paço do Lumiar, região metropolitana de São Luís. Segundo a polícia, foram encontrados centenas de tabletes de maconha que seriam distribuídos na Grande São Luís.
Droga apreendida em operação em Paço do Lumiar.
Divulgação/PMMA
O local, de difícil acesso, era vigiado por suspeitos que fugiram ao perceber a chegada das equipes policiais. Até o momento, ninguém foi preso.
Quinta-feira (4)
Acusada de envenenar ovos de páscoa que mataram duas crianças vai a júri popular no MA
Reprodução/Montagem g1
Na quinta-feira (4), o g1 divulgou que a Justiça do Maranhão decidiu que Jordélia Pereira Barbosa, de 36 anos, acusada de envenenar ovo de Páscoa que causou a morte de duas crianças e deixou a mãe delas hospitalizada, será julgada pelo Tribunal do Júri, em Imperatriz. A sessão ainda não tem data marcada.
A denúncia foi formulada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) e aceita pela 3ª Vara Criminal de Imperatriz. A acusação foi feita pela 8ª Promotoria de Justiça de Imperatriz, cujo titular é o promotor de Justiça Tiago Quintanilha Nogueira. As investigações apontam que Jordélia enviou chocolates contaminados com chumbinho para a família de Mírian Lira Rocha.
Durante as investigações, a polícia concluiu que o crime foi premeditado. Jordélia teria viajado de Santa Inês a Imperatriz, hospedou-se em hotel com nome falso e contratou um motoboy para fazer a entrega. Os ovos de Páscoa foram acompanhados de um bilhete: “Com amor para Mirian Lira. Feliz Páscoa!!!”.
A Justiça reconheceu as qualificadoras apresentadas pelo MP: motivo torpe (ciúmes e vingança), uso de veneno, dissimulação e crime contra menores de 14 anos. Jordélia está presa na unidade prisional feminina em São Luís desde o dia 17 de abril.
Cerca de 100 quilos de maconha foram apreendidos na madrugada de quinta, em Bacabal, a 249 km de São Luís. Quatro pessoas: três homens, de 32, 27 e 27 anos, e uma mulher, de 28, foram presas em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
PRF e PMMA apreendem 100 kg de maconha na BR-316 em Bacabal.
Divulgação/PRF
A apreensão ocorreu após abordagem a dois veículos no km 339 da BR-316. Em um dos automóveis, foram encontrados tabletes de maconha no porta-malas e no interior do carro, totalizando cerca de 100 kg da droga, que teria como destino Fortaleza (CE).
Durante a ação integrada da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), um dos ocupantes conseguiu fugir pela mata e efetuou disparos contra uma viatura, que foi atingida, mas ninguém ficou ferido. Os demais suspeitos foram conduzidos à Delegacia Regional de Bacabal, junto com a droga e os veículos. Entre os detidos, um homem tinha mandado de prisão em aberto por dívida de pensão alimentícia.
Ainda na quinta, o g1 noticiou que dois homens, suspeitos de assaltarem um comércio no município de Araguanã, morreram em confronto com a polícia, na manhã de quarta-feira (3), na cidade de Pedro do Rosário, baixada maranhense.
Assalto a comércio em Araguanã, no MA
O assalto, que aconteceu por volta das 9h, foi registrado por uma câmera de segurança do estabelecimento comercial (veja o vídeo acima). As imagens mostram um dos suspeitos se passando por cliente, fingindo querer comprar um frango abatido. Em seguida, o homem saca uma arma de fogo, anuncia o assalto e pega dinheiro do local.
Segundo a Polícia Militar, o autor do assalto tinha um comparsa que deu fuga a ele de moto, após o crime. A PM foi informada do crime e deu início às buscas pelos suspeitos, que haviam fugido em direção à cidade de Pedro do Rosário.
Ao avistarem a polícia, o garupa da moto disparou contra os policiais, que atiraram de volta e alvejaram os dois suspeitos. A dupla ainda foi socorrida e lavada ao Hospital Municipal de Pedro do Rosário, mas os homens acabaram morrendo. Com os suspeitos a PM encontrou a arma de fogo usada no crime.
Os suspeitos mortos foram identificados como David Costa Martins e Luís Abel Aranha, que eram moradores do povoado Pelônio, em Nova Olinda do Maranhão.
Uma mulher, identificada como Josielma Silva dos Reis, foi encontrada morta na manhã de quinta, às margens do rio Tocantins, próximo a uma ferrovia em Estreito, cidade a 750 km de São Luís. A vítima estava grávida.
Josielma Silva dos Reis foi encontrada morta em Estreito (MA)
Reprodução/Redes Sociais
De acordo com a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), o corpo de Josielma foi encontrado com hematomas na cabeça. Uma perícia inicial sugere que a vítima pode ter sido atingida por uma pedra.
Segundo testemunhas, o ex-companheiro de Josielma e pai dos dois filhos da vítima havia passado a noite na companhia dos filhos, enquanto ela estava ausente de casa. Ele foi conduzido pela Guarda Municipal de Estreito, prestou depoimento na delegacia e foi liberado.
Sexta-feira (5)
O g1 divulgou na sexta-feira (5), que a Polícia Civil registrou o caso de uma mãe que agrediu uma atendente de mercadinho com uma chinela, no rosto, em Pastos Bons, a cerca de 550 km de São Luís. O vídeo do caso (veja abaixo) viralizou nas redes sociais.
Mãe agride atendente com chinelada de mercadinho porque filho comprou R$ 10 em figurinhas
O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (3), quando uma funcionária de um mercadinho no bairro Santa Maria vendeu cerca de R$ 10 em figurinhas para uma criança. Minutos depois, a mãe chegou ao mercadinho e passou a exigir que o dinheiro fosse devolvido, pois a criança teria pegado quantia sem autorização.
Ainda na sexta, foi divulgado que as polícias Federal e Militar do Maranhão estavam à procura de uma carga de cocaína que teria naufragado nas proximidades da Ilha de Curupu, no litoral de Raposa, região metropolitana de São Luís, no dia 29 de agosto.
As buscas, realizadas na quinta-feira (4), foram iniciaram após pescadores encontrarem pacotes de cocaína na região, nos últimos dias.
Polícias Federal e Militar procuram carga de cocaína que teria naufragado próximo à Ilha de Curupu no MA
Divulgação/Redes sociais
Segundo as investigações, a droga teria chegado ao litoral maranhense em um barco maior e estava sendo transferida para uma voadeira, embarcação de menor porte, quando houve o naufrágio.
Com o acidente, os pacotes de cocaína se espalharam pelo mar. Pescadores da região relataram ter encontrado apenas uma pequena parte da carga, que pode estar avaliada em milhões de reais.
Outro destaque no g1 foi a maranhense Gê Viana, natural de Santa Luzia e residente em São Luís, que faz história como a primeira mulher do estado a integrar a Bienal de São Paulo. Na 36ª edição do evento, ela apresenta o projeto inédito “A colheita de Dan”, inspirado nas radiolas de reggae do Maranhão.
Na 36ª edição do evento, Gê Viana apresenta o projeto inédito “A colheita de Dan”.
Divulgação
Formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Gê produz colagens e fotomontagens que confrontam a cultura colonizadora e resgatam memórias afro-diaspóricas e indígenas.
Sábado (6)
No sábado, o g1 noticiou que um homem foi preso, na tarde de sexta-feira (5), em posse de um tablete de cocaína na localidade Cumbique, em Raposa. A droga seria parte de uma carga de entorpecentes que naufragou nas proximidades da Ilha de Curupu, no litoral do município, no dia 29 de agosto.
Homem é preso com tablete cocaína que seria de carga que naufragou próximo à Ilha de Curupu no MA
Divulgação/Polícia Civil do Maranhão
Na última quinta (4), as polícias Federal e Militar do Maranhão estiveram na região da Ilha de Curupu à procura da carga de cocaína. As buscas foram feitas após pescadores encontrarem pacotes da droga na região, nos últimos dias.
Segundo a Polícia Civil do Maranhão, a prisão dessa sexta aconteceu após denúncia anônima, informando que na localidade Cumbique havia homens vendendo uma quantidade da droga que teria sido adquirida da embarcação naufragada.
Também no sábado o g1 divulgou que o Tribunal do Júri condenou Jailton Vieira da Silva, de 31 anos, a 19 anos e três meses de prisão, pelo assassinato da travesti Paulinha, de 31 anos, morta a pedradas e facadas em Timon, cidade a 450 km de São Luís. O crime aconteceu em janeiro de 2022.
Paulinha, de 31 anos, foi brutalmente assassinada a facadas e pedradas em Timon (MA)
Divulgação/Redes sociais
A sentença foi proferida nesta sexta-feira (5) pelo Tribunal do Júri de Timon. Ele vai cumprir a sentença em regime fechado.
Paulinha, de 31 anos, foi brutalmente assassinada em 2022 e o caso, teve grande repercussão no Maranhão. A vítima trabalhava como vendedora de plantas em Timon e na BR-316, em Teresina. Segundo familiares, ela não possuía muito contato com a família e morava de aluguel.